quarta-feira, 13 de abril de 2011

AS LESMAS NO ORQUIDÁRIO

            As chuvas deram uma trégua, mas depois de tanta umidade sofremos com os prejuizos que as lesmas causam em nossos orquidários e muitas vezes não sabemos o que fazer! Pois bem... aqui, a receita sempre é natural, e o jeito é catação manual noturna! isso mesmo, lanterna nas mãos mesmo pra quem já tem iluminação no recinto e mãos a obra!!! catar minuciosamente cada vaso é o melhor remédio, mesmo para aqueles que tem um orquidário muito extenso. À noite é horário que elas sobem até as raízes e folhas para se alimentarem e é nesse momento que podemos alcançá-las mais facilmente e elimina-las da forma rudimentar! esmagando... dizem que um copo com sal também resolve. Uma pinça pra ajudar no acesso àquelas minusculas também é uma boa opção.
             O uso de armadilhas também é bastante eficiente, por exemplo, embeber um pano com cerveja; moluscicidas, porém são muito tóxicos. Fazer um anteparo nas colunas das bancadas e ai colocar Sal. Lesma e caramujos não passam por aí.
           Quando utilizamos cultivo com vasos suspensos, não temos que nos preocupar com essas pragas.
             Desde quando começaram as chuvas venho catando todas as noites, praticamente já não encontro mais nada, mas nunca estamos totalmente livres dessa praga pois ela sempre volta comendo raízes, folhas e bulbos.